terça-feira, 29 de março de 2016

Vida em suspenso


Tenho a minha vida em suspenso.
A empresa para a qual trabalho, enquanto jornalista, como é por demais público, decidiu fechar (eles falam em suspender) a edição em papel do jornal. Isto depois de terem deixado de pagar salários ou de pagarem aos bocejos.

Sendo mãe divorciada que conta apenas com o seu salário para pagar aqui o castelo onde vive e as insistentes contas mensais que vão chegando (ainda tenho a esperança que um dia as empresas prestadoras de serviços se esqueçam de mim), optei muito antes da tão famigerada insolvência por pedir a suspensão do contrato. Ora, desde então, deixei de estar 'obrigada' a apresentar-me ao trabalho (é o que significa a suspensão) e, de jornalista/mãe que vivia numa tremenda correria, passei a jornalista/mãe com horas livres para inventar o que fazer. E invento, que lá nisso nem sou má.

Como a vida de jornalista/mãe num jornal diário (que vive da pressão e do inesperado) não me deixava tempo para outras tantas coisas que gosto e preciso, decidi que chegou o momento de partir para essas outras coisas. E voilá! já tenho uma plano para um novo estilo de vida, onde entram minutos (um dia passarão a horas) de ginástica (em casa e na rua que isto, sem salário, não está para ginásios), montanhas de cremes hidratantes (caseiros) para ver se fazem algum milagre aos efeitos da gravidade (ah, pois é), uma montanha de livros para pôr em dia, projectos para lançar (segredo!) e mais e mais, que vou tomando nota aos poucos.

Estar parada a lamentar-me e não aproveitar as crises como oportunidades não encaixa em  mim. Se a vida, em certo sentido, está em suspenso, temos de encontrar outros sentidos onde ela possa andar, quicá, até correr. Como dizia -  e bem - Winston Churchill "um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade, um optimista vê uma oportunidade em cada dificuldade".

 No próximo dia 1 de Abril faz 18 anos que me estreei, como profissional, nesta aventura maravilhosa que é o jornalismo. Parece-me um bom dia para arrancar com este plano de dar luta a este maldito 'pneu'  que os 40 (e tais) me trouxeram e pôr o fim a alguns velhos e maus hábitos (ai...que difícil).  

6 comentários:

  1. Ainda bem. Seria um desperdicio não usares as pontas dos dedos. Obrigada pela parte que me toca . Um beijo no coração.

    ResponderEliminar
  2. Querida Sofia, obrigada. Já me devias conhecer...parar faz-me comichão. Um beijo no coração para ti.

    ResponderEliminar
  3. Ah...e tive a honra de seres a primeira pessoa a fazer um comentário. És mesmo um doce e só por isso já abrilhantaste o meu dia.

    ResponderEliminar
  4. Vou começar a minha vida em suspenso a partir de dia 1 e também tenho alguns planos que quero fazer. Percebo-te perfeitamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel, que bom ler-te aqui. Vá miúda...força e conta aqui comigo, ok?

      Eliminar
    2. sou tua seguidora :). Adoro

      Eliminar